Recentemente, foi publicado o resultado final do concurso da Petrobrás 2022.

Porém, existe a possibilidade de que ela possa ser privatizada, e isso ganhou força nos últimos dias.

No entanto, caso isso aconteça de fato, não há a possibilidade de mudanças nas convocações dos novos aprovados do concurso da Petrobrás.

Nessa terça-feira, dia 7 de Junho de 2022, foi publicado no Diário Oficial da União uma resolução do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), que permite o estudo sobre a privatização da Petrobrás.

Cabe agora ao Conselho opinar favoravelmente e submeter à deliberação do Presidente Jair Messias Bolsonaro a qualificação, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Petrobrás, com o objetivo de coordenar os estudos e ações necessárias para a avaliação da privatização da Petrobrás.

A inclusão oficial da estatal no PPI, no entanto, só pode ser feita após o decreto presidencial.

Um comitê formado pelos Ministérios da Economia e de Minas e Energia se encarregará dos estudos, tanto sobre a sua privatização, tanto quanto sobre a venda dos contratos da PPSA.

Segundo o Secretário Especial do PPI, Bruno Westin Leal, a recomendação não significa a inclusão da estatal no Plano Nacional de Desestatização (PND).

Isso porque o processo de aprovação de privatização da Petrobrás depende de Projeto de Lei (PL) ou Medida Provisória (MP) pelo Congresso Nacional.

Por isso, apenas estudos sobre a sua privatização devem ser feitos no momento.

Com o calendário eleitoral, o processo pode demorar muito tempo até chegar ao Congresso, podendo ser avaliado somente no ano que vem.

“Não temos nenhum prazo definido para o envio do projeto. De forma objetiva, não há horizonte!” Declarou Westin.

Marinha do Brasil Anuncia Retificação de Concurso Público com Quase 700 Vagas

Concurso Petrobrás 2022 Ofereceu Mais de 4 Mil Vagas

O resultado final do concurso da Petrobrás se deu no dia 30 de maio, e foram aprovados 4.537 candidatos, onde 757 foram imediatos e 3.780 para formação de um cadastro de reserva.

A seleção do concurso Petrobrás 2022 teve vagas para diversas especialidades, como por exemplo, Engenharia de Petróleo (97 imediatas e 485 cadastro de reserva), Engenharia de Produção (101 imediatas e 505 cadastro de reserva), Engenharia de Equipamentos – Mecânica (158 imediatos e 790 cadastro de reserva), entre outras vagas que também foram oferecidas.

Houve também oportunidades para as áreas de Administração, Comércio e Suprimento, Transporte Marítimo, Engenharia de Software, Infraestrutura, Processos de Negócio, Ciência de Dados e Economia.

Os aprovados no concurso Petrobrás 2022 serão contratados sob o regime celetista e receberão inicialmente R$ 6.937,43, com garantia de remuneração mínima de R$ 11.716,82.

Além disso, os aprovados no concurso da Petrobrás receberão benefícios, como por exemplo, previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico, e farmacêutico), garantias educacionais para dependentes, entre outros.

Leia também: Anulação de questões de concurso